Analise de eficiência de gastos - Educação
DADOS DESanta Inês
Nos últimos 5 anos, seu município despendeu uma média de
R$ 5.264,06
por aluno,
e teve um resultado médio no IDEB de
4,8
para os anos iniciais e
4,2
para os anos finais.
GASTO TOTAL (2021)
R$ 11.521.326,48
Evolução do Ideb x despesas em educação por aluno
Este gráfico busca evidenciar a relação entre as despesas, parametrizadas por aluno, e o resultado de aprendizagem que os alunos estão obtendo no seu município.
Com ele, você pode:
- Verificar se a prefeitura vem aumentando ou diminuindo o investimento feito em cada aluno ano a ano
- Analisar se a mudança nos gastos está sendo refletida nos resultados do Ideb
- Verificar se o município vem batendo as metas do Ideb para o Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais)
* Para compreender se a variação no custo por aluno está mais relacionado com o número de alunos na rede ou com as despesas totais da rede, verificar gráfico abaixo.
Evolução do número de matrículas x despesas totais em educação
Este gráfico apresenta o número total de matrículas na rede municipal da sua cidade e o total despendido em educação no mesmo ano.
Com ele, você pode:
- Verificar se há uma tendência de aumento ou de redução no número de matrículas em seu município
- Verificar se há uma tendência de aumento ou de redução das despesas em educação no seu município
- Observar se estas tendências se relacionam ou são contradizentes
- Analisar se a redução no número de matrículas (caso haja) acompanha o número de jovens vivos em idade escolar da sua cidade ou se indica jovens fora da escola
- Realizar seu planejamento orçamentário a partir das tendências verificadas
- Relacionar este gráfico com o anterior para entender se o aumento ou diminuição das despesas por aluno provém de uma alteração no número de matrículas ou nas despesas em educação
Matrículas e escolas
Indicadores de desempenho educacional
Ideb
Ideb Anos iniciais
if ($eg->ideb->ultimo_ano) { ?> 5,0 Meta: 4,8 } ?>O que é?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador de qualidade da educação no Brasil e reúne os conceitos de fluxo escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil – para os municípios – e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país.
Fonte: http://inep.gov.br/ideb
Para saber mais: https://academia.qedu.org.br/ideb/
Ideb Anos finais
if ($eg->ideb->ultimo_ano) { ?> 4,1 Meta: 4,7 } ?>O que é?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador de qualidade da educação no Brasil e reúne os conceitos de fluxo escolar, obtidos no Censo Escolar, e as médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil – para os municípios – e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país.
Fonte: http://inep.gov.br/ideb
Para saber mais: https://academia.qedu.org.br/ideb/
Indicadores de gestão da rede
Tamanho de turmas e hora de aula
Alunos/turma Anos iniciais
17,0 Valor de referência: 25Apesar de não conclusivo seu efeito sobre a aprendizagem, existem recomendações do Ministério da Educação (MEC) acerca do número da quantidade de estudantes em uma mesma turma e um mesmo professor.
Para os anos iniciais do Ensino Fundamental, recomenda-se o valor de 25 alunos por turma.
Qual o valor dessa informação?
Em caso de aparente superlotação de turma, o gestor pode, a partir destes dados, analisar se deve de fato apliar a oferta de turmas (com criação de novas salas de aula, contratação de professores, construção de escolas) ou se pode redistribuir os alunos atuais nas turmas já existentes (caso esteja abaixo da média).
Alunos/turma Anos finais
28,8 Valor de referência: 30Apesar de não conclusivo seu efeito sobre a aprendizagem, existem recomendações do Ministério da Educação (MEC) acerca do número da quantidade de estudantes em uma mesma turma e um mesmo professor.
Para os anos finais do Ensino Fundamental, recomenda-se o valor de 30 alunos por turma.
Qual o valor dessa informação?
Em caso de aparente superlotação de turma, o gestor pode, a partir destes dados, analisar se deve de fato apliar a oferta de turmas (com criação de novas salas de aula, contratação de professores, construção de escolas) ou se pode redistribuir os alunos atuais nas turmas já existentes (caso esteja abaixo da média).
Hora/aula
4,0Não há relação de causalidade conclusiva entre quantidade de horas de aula por dia e aprendizagem, nem uma referência do que seria ideal. Porém, o aumento das horas de aula nas escolas, principalmente a partir da instauração ou ampliação do ensino em tempo integral (recomendado pelo movimento Todos Pela Educação), pode aumentar consideravelmente as despesas em educação dos municípios, deixando-os incomparáveis na relação direta entre despesa e resultado.
Acesso a infraestrutura e serviços
Todos os indicadores abaixo tem como referência o valor de 100%.
Alimentação
90,9%Percentual de escolas municipais que oferecem alimentação aos alunos.
Água via rede pública
81,8%Percentual de escolas municipais com abastecimento de água via rede pública.
Água potável
90,9%Percentual de escolas da rede municipal com água potável.
Esgoto via rede pública
63,6%Percentual de escolas municipais com acesso ao esgoto via rede pública.
Banda Larga
18,2%Percentual de escolas da rede municipal com acesso a internet banda larga.
Computadores para uso dos alunos
0Quantidade de computadores na rede municipal disponíveis para uso dos alunos.