O QUE É O MEU MUNICÍPIO

O Portal Meu Município, maior portal de finanças públicas municipais do Brasil, incubado pela Fundação Brava entre 2013 e 2022, e sob gestão da startup GovTech Bright Cities, portal de referência em gestão municipal inovadora no Brasil, desde abril de 2021, foi transferida sua titularidade e passou a englobar definitivamente os produtos da Bright Cities a partir de janeiro de 2023. É um portal 100% público e gratuito que organiza e disponibiliza de forma simples os dados dos municípios brasileiros. Agora ficou mais fácil entender, acompanhar e comparar como as prefeituras brasileiras arrecadam e gastam nosso dinheiro. O Meu Município também é muito utilizado por gestores públicos em suas análises e tomada de decisões sobre os rumos da cidade.

QUAIS INFORMAÇÕES ENCONTRO AQUI?

No Meu Município, você encontrará as contas de receitas e despesas, assim como indicadores gerenciais da sua cidade, e terá a oportunidade de compará-los com os demais municípios brasileiros. Além disso, este site oferece de forma rápida o resultado de algumas análises importantes e bastante usadas na administração pública: os indicadores gerenciais.

CONTATO

Ideias e sugestões

Nosso desejo é que o Portal esteja sempre evoluindo, por isso, suas sugestões e opiniões são de extrema importância. Deixe sua contribuição e nos ajude a constantemente melhorar essa plataforma.

Envie suas dúvidas ou sugestões para o projeto:

portalmeumunicipio@gmail.com

A METODOLOGIA UTILIZADA

O Meu Município foi desenvolvido com o objetivo de permitir comparações entre os municípios brasileiros. A principal premissa é que municípios com características semelhantes podem possuir resultados parecidos na arrecadação de tributos e gastos públicos. Logo, através da comparação, estimulamos gestores públicos a melhores práticas para uma gestão mais eficiente. Portanto, os municípios foram agrupados de acordo com a proximidade das variáveis que influenciam diretamente no resultado estudado. Todas as informações apresentadas foram extraídas do Ministério da Fazenda - Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do IBGE. Caso não encontre dados de sua cidade neste portal, é porque provavelmente o seu município não os cadastrou nas bases da STN e do IBGE no ano indicado.

Abaixo segue uma explicação de como foram formados os grupos de comparação de Receita, Despesa e sobre os indicadores gerenciais apresentados neste portal.

Comparações de Receitas:

O valor absoluto arrecadado com cada imposto varia de acordo com um conjunto de condições (ex. número de domicílios para IPTU e número de automóveis para IPVA). Desta forma identificamos e agrupamos os municípios que são mais próximos de acordo com um conjunto de variáveis específicas para cada imposto municipal. Este conjunto foi definido de forma a reunir as variáveis que podem vir a influenciar a arrecadação dos tributos municipais analisados.

Cuidado ao analisar municípios com características únicas no Brasil! Os municípios estão dispostos no grupo de comparação por ordem de proximidade, mas ainda existem diferenças significativas entre eles. São Paulo, por exemplo, possui um conjunto de características singular (população, PIB, entre outros), dificultando a comparação com outros municípios brasileiros. Portanto, ainda que o sistema do Meu Município continue identificando os 10 municípios mais próximos, neste caso eles podem não ser efetivamente comparáveis. Para fazer esta análise, avalie a diferença entre os valores das variáveis entre o seu município e do grupo de comparação.

Comparações de Despesas:

Diferente das receitas, o objetivo aqui é avaliar o padrão das despesas visto que o valor efetivamente gasto depende diretamente do valor disponível para gastar. Os municípios foram agrupados de acordo com o conjunto de características que deveriam influenciar o padrão do gasto. Por exemplo, municípios com um número maior de crianças deverão ter grandes despesas em educação enquanto que municípios com maior número de pessoas idosas provavelmente terão maiores gastos com saúde. Assim como nas receitas, as variáveis utilizadas são indicadores de abrangência nacional, ou seja, contam com os dados de todo o Brasil.

Os Indicadores Gerenciais

Os indicadores gerenciais fazem parte do dia a dia da administração de um município e fornecem um painel de bordo importante para a análise da situação financeira de uma cidade. No Meu Município elaboramos um conjunto de indicadores não exaustivos que auxiliará os gestores em sua análise diária, proporcionando um diagnóstico da saúde financeira de um município. 

INSTITUCIONAL

QUEM CURTE O MEU MUNICÍPIO

Conheça tudo que o seu dinheiro anda comprando para o seu município. Navegue pelo mapa e descubra os resultados dos municípios brasileiros. | Política de Privacidade Termos de Uso