O QUE É O MEU MUNICÍPIO

É uma portal 100% público e gratuito que organiza e disponibiliza de forma simples os dados dos municípios brasileiros. Agora ficou mais fácil entender, acompanhar e comparar como as prefeituras brasileiras arrecadam e gastam nosso dinheiro. O Meu Município também é muito utilizado por gestores públicos em suas análises e tomada de decisões sobre os rumos da cidade.

QUAIS INFORMAÇÕES ENCONTRO AQUI?

No Meu Município, você encontrará as contas de receitas e despesas, assim como indicadores gerenciais da sua cidade, e terá a oportunidade de compará-los com os demais municípios brasileiros. Além disso, este site oferece de forma rápida o resultado de algumas análises importantes e bastante usadas na administração pública: os indicadores gerenciais.

Portal Meu Município anuncia parceria com Bright Cities

Anúncio foi feito em live com a presença de líderes da gestão pública e fortalece o propósito do portal em ser referência em gestão municipal inovadora no Brasil

Entender quais são os desafios e as oportunidades da transparência e da gestão nas prefeituras no pós-pandemia, assim como manter a saúde financeira dos municípios, estão entre os temas prioritários de todos os gestores. Para contribuir no trabalho desenvolvido em prol da transparência financeira do setor público, o Portal Meu Município, maior portal de finanças públicas municipais do Brasil, que pertence à Fundação Brava, firmou uma parceria em abril de 2021 com a startup GovTech Bright Cities, portal de referência em gestão municipal inovadora no Brasil.

O objetivo da união entre as duas plataformas é potencializar a amplitude de informações disponíveis para os gestores públicos tomarem decisões assertivas e investirem dinheiro de forma mais eficiente. Será possível fazer uma correlação das finanças com indicadores de performance das cidades para facilitar a escolha dos setores prioritários, se tornando um canal ainda mais completo de conteúdo de capacitação em soluções inovadoras para as cidades.

“Assumir a operação e a gestão da plataforma Meu Município nos traz uma nova meta, que é o objetivo de contribuir com os gestores públicos para a maximização das receitas próprias e melhorem a eficiência das despesas, fazendo com que o portal seja utilizado por um número maior de municípios. Nós queremos mostrar que o setor público será o maior beneficiado com essa parceria, além de provar como a tecnologia pode trazer mais transparência na tomada de decisões”, afirma Raquel Cardamone, CEO e fundadora da Bright Cities. A startup GovTech tem know how em inovação e expertise no uso de dados em prol da gestão de cidades.

Sobre Bright Cities

A Bright Cities é uma startup que faz análise de dados de cidades e soluções tecnológicas com o propósito de ajudar gestores públicos na construção de cidades mais inteligentes no Brasil e em todo o mundo. Sua plataforma exclusiva, com um algoritmo inovador, ajuda a identificar, cruzar e analisar milhares de indicadores globais, permitindo o diagnóstico completo de cada cidade. Além disso, a solução também é capaz de fazer suas recomendações, mostrando o que pode ser feito e quais soluções e boas práticas já estão sendo utilizadas ao redor do globo. A Bright Cities já contribui com a transformação de 60 cidades brasileiras como Curitiba (PR), Campinas (SP), Tubarão (SC), além da cidade de Riad, capital da Arábia Saudita. Sua missão é trazer soluções integradas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas e criar oportunidades para o empreendedorismo, em prol do bem-estar e do meio ambiente. Saiba mais no site www.brightcities.city.

A METODOLOGIA UTILIZADA

O Meu Município foi desenvolvido com o objetivo de permitir comparações entre os municípios brasileiros. A principal premissa é que municípios com características semelhantes podem possuir resultados parecidos na arrecadação de tributos e gastos públicos. Logo, através da comparação, estimulamos gestores públicos a melhores práticas para uma gestão mais eficiente. Portanto, os municípios foram agrupados de acordo com a proximidade das variáveis que influenciam diretamente no resultado estudado. Todas as informações apresentadas foram extraídas do Ministério da Fazenda - Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do IBGE. Caso não encontre dados de sua cidade neste portal, é porque provavelmente o seu município não os cadastrou nas bases da STN e do IBGE no ano indicado.

Abaixo segue uma explicação de como foram formados os grupos de comparação de Receita, Despesa e sobre os indicadores gerenciais apresentados neste portal.

Comparações de Receitas:

O valor absoluto arrecadado com cada imposto varia de acordo com um conjunto de condições (ex. número de domicílios para IPTU e número de automóveis para IPVA). Desta forma identificamos e agrupamos os municípios que são mais próximos de acordo com um conjunto de variáveis específicas para cada imposto municipal. Este conjunto foi definido de forma a reunir as variáveis que podem vir a influenciar a arrecadação dos tributos municipais analisados.

Cuidado ao analisar municípios com características únicas no Brasil! Os municípios estão dispostos no grupo de comparação por ordem de proximidade, mas ainda existem diferenças significativas entre eles. São Paulo, por exemplo, possui um conjunto de características singular (população, PIB, entre outros), dificultando a comparação com outros municípios brasileiros. Portanto, ainda que o sistema do Meu Município continue identificando os 10 municípios mais próximos, neste caso eles podem não ser efetivamente comparáveis. Para fazer esta análise, avalie a diferença entre os valores das variáveis entre o seu município e do grupo de comparação.

Comparações de Despesas:

Diferente das receitas, o objetivo aqui é avaliar o padrão das despesas visto que o valor efetivamente gasto depende diretamente do valor disponível para gastar. Os municípios foram agrupados de acordo com o conjunto de características que deveriam influenciar o padrão do gasto. Por exemplo, municípios com um número maior de crianças deverão ter grandes despesas em educação enquanto que municípios com maior número de pessoas idosas provavelmente terão maiores gastos com saúde. Assim como nas receitas, as variáveis utilizadas são indicadores de abrangência nacional, ou seja, contam com os dados de todo o Brasil.

Os Indicadores Gerenciais

Os indicadores gerenciais fazem parte do dia a dia da administração de um município e fornecem um painel de bordo importante para a análise da situação financeira de uma cidade. No Meu Município elaboramos um conjunto de indicadores não exaustivos que auxiliará os gestores em sua análise diária, proporcionando um diagnóstico da saúde financeira de um município. 

EVOLUÇÃO DO SITE

Ideias e sugestões

Nosso desejo é que o Portal esteja sempre evoluindo, por isso, suas sugestões e opiniões são de extrema importância. Deixe sua contribuição e nos ajude a constantemente melhorar essa plataforma.

Envie suas dúvidas ou sugestões para o projeto:

INSTITUCIONAL

QUEM CURTE O MEU MUNICÍPIO

Conheça tudo que o seu dinheiro anda comprando para o seu município. Navegue pelo mapa e descubra os resultados dos municípios brasileiros. | Política de Privacidade Termos de Uso