ELEIÇÕES: EM TEMPO DE VACAS MAGRAS, ELES PODEM CUMPRIR O QUE PROMETEM?

Em um ano abalado pela crise financeira e pela instabilidade política do país, as eleições municipais prometem ser terreno fértil para promessas ainda mais superestimadas que as usuais feitas pelos candidatos.

Em um ano abalado pela crise financeira e pela instabilidade política do país, as eleições municipais prometem ser terreno fértil para promessas ainda mais superestimadas que as usuais feitas pelos candidatos.

Ainda não se sabe qual será o tamanho do rastro deixado pelo processo de impeachmeant da ex-presidente Dilma Rousseff, mas independentemente de como se desenrolará a crise política do Brasil, analistas garantem que outra crise, a econômica, que estacionou no Brasil, deve ficar por aqui por mais um tempo. Um levantamento realizado pela economista Sol Garson, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-secretária municipal da Fazenda da capital fluminense aponta que, em 2014, as receitas da União caíram 2% reais e mais 4,7% no ano passado. O estudo se baseou nos dados do Portal Meu Município, com informações contábeis de 3.640 municípios entre 2010 e 2015. A situação não deve mudar no balanço de 2016, ou seja, teremos mais um ano de vacas magras, diz Miriam Ascenso, gerente de projetos do Portal Meu Município.


Nesse cenário preocupante para a população – o desemprego está em torno dos 11% - é esperado que os candidatos à prefeitura das cidades apostem em promessas do tipo salvadora da pátria. Mas na prática, se eleitos, eles encontrarão casas cheias de reparos a serem feitos e menos verba para realizá-las. “Os novos prefeitos a serem eleitos este ano enfrentarão o desafio de manter os serviços municipais com receitas mais restritas”, diz Miriam. O momento atual, diz ela, demanda mais cautela por parte do eleitor este ano. “Com investimentos em queda, é preciso avaliar se as promessas de novos investimentos dos candidatos realmente poderão ser cumpridas, porque as dificuldades serão maiores.”


Redação: Meu Município





Outras Matérias

Como promover um debate/entrevistas com os candidatos

ASSISTIR

Prefeituras gastam R$ 4,3 bilhões devido a condenações judiciais em um ano

ASSISTIR

O CURRÍCULO DOS CANDIDATOS

ASSISTIR

DESPESA COM PESSOAL SOBE BEM ACIMA DA EXPANSÃO DA RECEITA

ASSISTIR

Você recomendaria nosso site a um amigo ou colega?

Improvável
Muito provavelmente