DESPESA COM PESSOAL SOBE BEM ACIMA DA EXPANSÃO DA RECEITA

Gasto mais representativo dos municípios, a despesa de pessoal das prefeituras cresceu em ritmo maior que as receitas correntes nos últimos anos.

Gasto mais representativo dos municípios, a despesa de pessoal das prefeituras cresceu em ritmo maior que as receitas correntes nos últimos anos. No ano passado, o gasto com folha dos municípios reafirmou sua elevada rigidez em momento de crise ao subir 0,7% em valores reais, enquanto a receita corrente agregada caiu 1,75% na comparação com 2014. A evolução do último ano mantém a tendência do acumulado dos cinco anos encerrados em 2015. Nesse período, a despesa de pessoal das prefeituras cresceu 31,2% enquanto as receitas correntes aumentaram em 20,4%.

Os dados constam de levantamento realizado para o Portal Meu Município pela economista Sol Garson, ex-secretária municipal da Fazenda no Rio de Janeiro, com base em dados extraídos da Secretaria do Tesouro Nacional.

As informações levantadas de 3.640 municípios mostram, diz o estudo, um "excepcional crescimento" das despesas com inativos e pensionistas. "Apesar de serem relativamente mais expressivas nos maiores municípios, o acelerado crescimento das despesas previdenciárias foi a tônica dos municípios em todas as faixas de população, o que novamente reclama um olhar mais atento sobre a previdência municipal", relata Sol no estudo.

A despesa com inativos e pensionistas cresceu 51,9%, em ritmo maior que os 31,2% da despesa de pessoal nos últimos cinco anos. Em 2015, o gasto avançou 4,1% contra o ano anterior. A evolução mais acelerada da despesa com inativos e pensionistas fez o gasto avançar de 12% para 13,9% dos desembolsos com pessoal de 2010 para 2015.

Para Miriam Ascenso, gerente de projetos do Portal Meu Município, os dados mostram que a discussão sobre a evolução de despesas, sobretudo as de pessoal, atualmente centrada mais na União e nos Estados, precisa ser estendida aos municípios. "É importante que esse debate chegue também para as prefeituras e que a capacidade de gestão do prefeito seja o prefeito seja avaliada pelo cidadão."

Fonte: Valor Econômico

http://www.valor.com.br/brasil/4690177/despesa-com-pessoal-sobe-bem-acima-da-expansao-da-receita





Outras Matérias

Como promover um debate/entrevistas com os candidatos

ASSISTIR

Prefeituras gastam R$ 4,3 bilhões devido a condenações judiciais em um ano

ASSISTIR

O CURRÍCULO DOS CANDIDATOS

ASSISTIR

ELEIÇÕES: EM TEMPO DE VACAS MAGRAS, ELES PODEM CUMPRIR O QUE PROMETEM?

ASSISTIR

Você recomendaria nosso site a um amigo ou colega?

Improvável
Muito provavelmente