Transformar a gestão financeira dos municípios brasileiros

Acreditamos que uma gestão financeira eficiente é o fator crítico de sucesso da administração pública e dos serviços entregues à população. Somos um projeto apartidário e sem fins lucrativos, incubado pela Fundação Brava entre 2013 e 2022, e sob titularidade da Bright Cities desde janeiro de 2023.

Nosso sonho grande é contribuir com o desenvolvimento municipal, auxiliando municípios a fazerem mais e melhor com menos.

Utilizamos todo o nosso conhecimento prático de projetos em governo, consultoria, estudos, tecnologia de ponta e um design acessível para assim criar o Otimiza, essa ferramenta online inédita que guiará os gestores em sua jornada de otimização das receitas próprias e despesas. O Otimiza é um ambiente vivo e interativo de recomendações práticas de gestão para auxiliar prefeitos, secretários e gestores públicos a colocarem as contas do município em dia.

PARA QUE SERVE?

Apoiar na otimização das finanças do seu município na parte das receitas e despesas selecionadas.

PARA
QUEM É?

  • Prefeitos e Vice-Prefeitos
  • Secretários Municipais de Gestão, Finanças, Fazenda, Administração, Planejamento, Saúde e Educação.
  • Diretores e Gerentes das áreas de arrecadação e compras.
  • Equipes técnicas das Secretarias Municipais.

O QUE VOCÊ ENCONTRA

  • Diagnóstico dos dados municipais para identificar oportunidades de aumento de arrecadação de ISS, IPTU, ITBI e de ganho de eficiência nas despesas de Saúde e Educação.
  • Mais de 300 ações recomendadas com base nas melhores práticas reconhecidas.
  • Plano de Ação personalizado e interativo para otimizar as finanças do seu município.

Assista os tutoriais da Plataforma

O Básico da ferramenta

Como fazer um bom Plano de Ação

O que tem no Relatório Completo

Trazemos o que existe de melhor no campo das finanças e gestão

O Otimiza do Portal Meu Município foi desenvolvido com o objetivo ajudar o gestor na tomada de decisão, facilitando o planejamento com um diagnóstico profundo da situação atual do município e com recomendações específicas para aquele contexto.

Fontes de informação integradas

O Otimiza conta com a base de dados abertos detalhada do Portal Meu Munícipio (meumunicipio.org.br) sobre as receitas e despesas dos municípios brasileiros, assim como dados finalísticos das pastas de despesas. Todas as informações apresentadas foram extraídas do Ministério da Fazenda - Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Diagnóstico comparativo de oportunidade

O Portal Meu Município desenvolveu uma metodologia exclusiva de comparação entre municípios que ajuda o gestor público a ter uma visão crítica sobre a situação do seu município em relação a seus pares. A principal premissa é que municípios com características semelhantes podem possuir resultados parecidos na arrecadação de tributos e gastos públicos. Logo, através da comparação, estimulamos gestores públicos a melhores práticas para uma gestão mais eficiente.

Plano de Ação com base em melhores práticas

Contamos com a expertise de especialistas em finanças municipais e administração pública, consultorias de gestão, e dos próprios gestores municipais que participaram do mapeamento de ações práticas para otimizar os recursos públicos.

Temos orgulho das nossas conquistas!

JANEIRO

Phase-Out do projeto Meu Município na Fundação Brava e transferência da titularidade para a Bright Cities.

ABRIL

Parceria da Fundação Brava com a startup GovTech Bright Cities para terceirizar a gestão e operacionalização do Portal Meu Município.

JULHO

Lançamento do Otimiza!

JULHO

Lançamento do Prêmio Meu Município de Gestão Financeira.

DEZEMBRO

Mais de 3 milhões de cidadãos impactados com produtos e conteúdos de educação política, como a série no youtube “Que Candidato é Esse?”, podcasts na Rádio Estadão e o jogo Ôlio.

AGOSTO

Lançamento do Especial Eleições 2016.

JANEIRO

Relançamento do site do Portal Meu Município, com nova identidade visual.

OUTUBRO

Rodadas de Pilotos do Otimiza com municípios em Santa Catarina e São Paulo.

ABRIL

Lançamento do site do Portal Meu Município, ainda com o nome Portal de Gestão.

Conceitualização do projeto do Portal Meu Município - um portal de dados abertos de finanças municipais - pela Fundação BRAVA.

Quem o Meu Município já impactou

Veja os relatos de outras pessoas comprometidas com a gestão financeira que utilizaram as soluções do Meu Município e compartilharam conosco sua experiência.

Nardo Nesi

Ex-Prefeito de Gravatal, SC

O site Meu Município foi uma ferramenta para a minha tomada de decisão na questão da gestão pública. Me ajudou muito quando eu fazia um comparativo para ver como é que eu estava me situando no contexto de outros municípios no mesmo nível no Brasil. Dava uma referência para as atitudes tomadas nas ações da gestão pública, tanto na saúde, educação e arrecadação municipal. A gente que administra municípios fica meio sem referência e o site do Meu Município deu essa ajuda.

Geninho Zuliani

Ex-Prefeito de Olímpia, SP

No momento de crise que o país vive, onde as receitas estaduais e federais têm caído bastante, uma alternativa é fazer com que os municípios cresçam sua receita própria tributária. O Portal deixa claro se o município está mesmo arrecadando aquilo que ele tem direito comparado com municípios do mesmo porte. Ele ajuda você a convencer sua equipe de gestão, a população e a câmara de vereadores sobre algumas mudanças estratégicas que tem que haver no código tributário, planta de valores ou alíquota.