Ministério da Integração reconhece situação de emergência em mais 10 municípios

14/03/2017 11:31

Por: Pedro Peduzzi

O Ministério daIntegração Nacional reconheceu a situação de emergência em mais 10 municípios. Um deles é a capital do Amapá, Macapá, em decorrência da erosão de margem fluvial que tem desviado as águas do Rio Araguari e prejudicado as comunidades no distrito de Bailique.

A medida, publicada no Diário Oficial da União de quinta (9), abrange mais nove municípios. Bauru e Bofete, em São Paulo, estão em situação de emergência por causa de chuvas de grande intensidade. Quatro municípios tiveram a situação de emergência reconhecida devido a inundações: Itamarati e Eirunepé, no Amazonas, Água Doce do Norte, no Espírito Santo, e Ribeirão Grande, em São Paulo. Já em Trairão, no Pará, Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, e Boçorocas, em Aparecida de Goiânia, em Goiás, o motivo foram as enxurradas que lá ocorreram.

Com a situação de emergência reconhecida, os 10 municípios poderão solicitar apoio material e financeiro à SecretariaNacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Para tanto, é necessário que apresentem um plano de trabalho, por meio do Sistema Integrado de Informaçõessobre Desastres. O valor dos recursos a serem disponibilizados pelo ministério será definido após uma análise técnica feita pela Sedec.

Fonte: EBC (http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-03/ministerio-reconhece-situacao-de-emergencia-em-mais-dez-municipios).

Extraído em: 14/03/2017 às 11h30