Não achou seu candidato a prefeito? Estes apps podem ajudar.

19/09/2016 12:23

Em meio ao embate de ideias dos candidatos a prefeito nas eleições de outubro, sobram ferramentas para o eleitor brasileiro tomar conhecimento sobre as propostas dos aspirantes ao cargo público.

É o caso do site e aplicativo Meu Voto, lançado em 5 de setembro, que permite que o eleitor avalie, conheça o histórico do político e compare as propostas de todos os candidatos dos 15 municípios com maior eleitorado do país.

A iniciativa é do Projeto Brasil com a plataforma Meu Município, um portal público que disponibiliza os principais dados referentes ao desempenho das finanças das cidades brasileiras.

“O nosso objetivo é auxiliar o eleitor na escolha de seus candidatos e em seu engajamento pessoal com as questões de sua cidade”, afirma Miriam Ascenso, gerente do Meu Município.

Veja outros aplicativos que podem ajudar a definir seu voto.

1. Meu Voto

Por meio do Meu Voto, o internauta pode comparar as propostas dos políticos por categorias, como educação, mobilidade urbana, saúde e segurança pública.

Além disso, há um extra para quem não tem um candidato preferido: um teste cego permite avaliar uma determinada proposta sem saber qual candidato a propôs.

"Política é algo que exige tempo para se informar", diz o fundador do Projeto Brasil, Bruno Santos.  "Queremos transformar essa realidade, mostrando que pode ser fácil e divertido se informar sobre política e decidir seu voto de maneira mais informada".

2. Voto Legal

O software, criado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), permite que pessoas físicas doem recursos para candidatos e monitorem, em tempo real, a prestação de contas.

O desenvolvimento do app vem em resposta à proibição ao financiamento de campanha eleitoral por empresas. Além de auxiliar o caixa de campanha de políticos, o MCCE lança a iniciativa para estimular a participação do brasileiro no processo eleitoral - o app é mantido por ONGs e comunidades de desenvolvedores voluntários.

O Voto Legal também permite que o usuário acesse o perfil do candidato, histórico, principais projetos e prestação de contas.

3. Vote Consciente

O aplicativo ajuda o eleitor na escolha de seus candidatos para prefeito e vereador nas eleições deste ano. Diferente de outras plataformas, que apresentam as propostas de campanha, o Vote Consciente sugere quem são os candidatos mais alinhados ao pensamento do eleitor.

Na prática, a ferramenta faz dez perguntas para o usuário e gera um ranking com os políticos que mais se aproximam das opiniões do internauta.

Fonte: EXAME (http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/nao-escolheu-seu-candidato-a-prefeito-estes-apps-ajudam).

Extraído em: 19/09/2016 às 12h22