Jogos ajudam eleitor em sua escolha

01/08/2016 14:53

Por: Luana Meneghetti

Proposta vencedora desenhou um game que permite ao usuário escolher como ele administraria o orçamento e avaliar a gestão do atual prefeito

Mais de 60 prefeituras utilizam o Portal como canal de transparência
Foto: WILSON DIAS / ABR

O Portal Meu Município, site público e gratuito que disponibiliza os dados referentes ao desempenho das finanças dos municípios brasileiros, realizou, no início do mês, o evento Hack Meu Município. O objetivo foi reunir cidadãos para pensar em soluções que servissem de apoio na escolha do voto durante as eleições.

Segundo a gerente do Meu Município, Miriam Ascenso, a intenção foi debater ideias inovadoras e factíveis de como utilizar os dados do Portal Meu Município para aproximar o cidadão dessas eleições municipais.

O evento contou com 111 inscrições sendo que, desses inscritos, 40 foram selecionados para participar da ação. A proposta vencedora desenhou um jogo que permite ao usuário escolher como ele administraria o orçamento da cidade se fosse prefeito e, depois, avaliar como foi distribuído o orçamento pelo prefeito atual. Dessa forma, o usuário pode comparar suas prioridades com as prioridades estabelecidas pelo atual governante, enquanto aprende sobre gestão municipal e as funções e responsabilidades do prefeito. Além disso, o jogo foi preenchido com ferramentas intuitivas que auxiliam o usuário a entender os termos mais complicados utilizados durante as eleições e também no âmbito financeiro. Em segundo lugar ficou a proposta de um jogo que compila alguns dados nas cartas como, por exemplo, foto, se o candidato tem algum processo no TSE, e uma palavra que descreve o foco daquele candidato, com base em mapeamento de palavras mais usadas relacionadas ao candidato nas páginas e redes sociais. O terceiro grupo finalista desenvolveu um novo layout visual para os dados do Meu Município e novos filtros de comparação, assim como uma nova seção para avaliar e comparar candidatos a prefeito e vereador de cada município. Segundo Miriam, a ideia agora é trabalhar em cima desses produtos para lançar, entre agosto e setembro, duas das iniciativas apresentadas. "Com as soluções, a sociedade ganhará uma plataforma que explica de forma fácil, simples e bastante lúdica, qual o papel do prefeito na organização do orçamento", disse. A gerente comentou que o objetivo das ferramentas é também engajar o jovem eleitor brasileiro no processo eleitoral, tornando-o ativo e consciente das funções de um prefeito. Miriam apontou um estudo do Soho Brasileiro da Política, que revelou que 45% dos jovens se aproximariam da política se o processo fosse mais transparente, ou seja, "a pesquisa aponta que existe uma disposição do jovem brasileiro em se envolver mais com o processo político e esse jogo vem de encontro a essa demanda", avaliou Miriam. O Portal fundado em 2014 conta, atualmente, com mais de 1,3 milhões de usuários, mais de 60 mil seguidores nas redes sociais, e mais de 60 prefeituras já utilizam o site como fonte em seus canais de transparência. Todas as informações apresentadas no portal são extraídas do Ministério da Fazenda, Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Fonte: DCI (http://www.dci.com.br/dci-sp/jogos-ajudam-eleitor-em-sua-escolha--id564511.html).

Extraído em: 01/08/2016 às 14h53