Meu Município participa de encontro da CGU

17/05/2016 13:58

Na última terça-feira (26) o Meu Município participou da Oficina de Fomento a Governo Aberto em Estados e Municípios, em Brasília - DF. A convite da Controladoria Geral da União (CGU), representantes do MM, do Tesouro Nacional, da Secretaria de Gestão da Presidência da República, de governos municipais e da sociedade civil desenvolveram um plano para promover governos mais transparentes, inovadores, suscetíveis ao controle social e abertos à participação cidadã.

O plano proposto durante a oficina integrará o 3º Plano de Ação Nacional para Governo Aberto que o Brasil apresentará na Open Government Partnership (OGP, ou Parceria para Governo Aberto, em português) para os anos de 2016 a 2018. A OGP é uma iniciativa mundial que almeja o fortalecimento das democracias e dos direitos humanos, apoiando a luta contra a corrupção e o fomento de inovações e tecnologias. O Brasil foi um dos oito países a endossar preliminarmente a iniciativa em 2011. Hoje a OGP conta com 69 países signatários.

Os participantes da oficina concluíram que entre os principais entraves para se conquistar governos abertos, estão os baixos incentivos políticos e as dificuldades em transformar a transparência e a participação cidadã em melhores políticas públicas.

Dentre as propostas debatidas, o grupo aprovou a estratégia de ampliação das ferramentas de governo aberto já existentes. Ao invés de criar novas iniciativas que exigirão novos investimentos, serão ampliados os esforços para garantir que os cidadãos conheçam, saibam usar e se interessem por ferramentas que já estão ativas.

Além dos debates a respeito do planejamento, a equipe do MM também aproveitou o encontro para apresentar o portal Meu Município aos participantes: “[o Meu Município] tem funcionalidades que tangenciam a qualidade do gasto e apoiam os gestores públicos municipais nas tomadas de decisão” apontou o analista de finanças e controle do Núcleo de Inovação e Projetos do Tesouro Nacional, Antônio Barros.

Para Henrique Krigner, coordenador do Meu Município, “foi uma experiência muito rica e produtiva poder apresentar o Meu Município para a STN e CGU, e conhecer também tantas outras iniciativas que somam esforços na construção de um Brasil transparente e mais eficiente”. ●